segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Depois de diversas leituras ( PLT, textos) e participações em diferentes blogs, acredito que independente da modalidade que seja a educação, o fundamental é a disposição que professores e alunos devem ter para uma educação de qualidade.
            O aluno deve assumir um papel de aprendiz ativo e participante, que não espere tudo pronto, tudo mastigado, que busque seus conhecimentos. Já o professor deve ser agente facilitador da aprendizagem, a pessoa que motiva, que foca no aprender a aprender, que se especializa que desenvolve em seus alunos o interesse pela interação, pela participação na própria aprendizagem, que procura se aprofundar no aprendizado, até de como utilizar as tecnologias a que tem acesso. Pois a relação pedagógica fundamentada no " escute, leia, decore e repita", devem ser superadas por ações de " participem, criem, questionem", e essa é a característica da Educação a Distância.
 Acredito que a EaD juntamente com as novas tecnologias, está mais completa para desenvolver uma nova maneira de se fazer educação, pois quebra paradigmas que se formam referentes à qualidade e a forma de transmitir conhecimentos, pois oferece ferramentas para que os alunos sejam proativos e que principalmente utilizem os conhecimentos adquiridos na prática do dia a dia, no mercado de trabalho.

Um comentário:

  1. Há uma premente necessidade da mudança do pensamento atual coletivo a respeito a EaD, temos que trabalhar duramente para acabar com este preconceito, bem como também uma mudança efetiva tanto por parte de alunos quanto de professores.
    Há ainda nas escolas o predomínio do modelo disciplinar, centrado no professor. Não podemos reduzir os momentos de ensinamento apenas dentro de uma sala de aula. O foco agora deverá ser maior nos alunos, que deverão ter uma atitude proativa e autônoma.
    Está lançado o desafio. Mãos à obra!

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