quarta-feira, 17 de agosto de 2011

As tecnologias e a mediação pedagógica

Estamos experimentando que a sociedade e a educação estão mudando nas formas de organizar-se, de divertir-se, de ensinar e de aprender.
 A maneira de ensinar de tempos atrás, nos dias atuais não se justificam mais. O professor e a escola deixam de ser um detentor do saber e/ou especialista de transmissão de conhecimento, para um mentor, orientador, tutor, facilitador da aprendizagem, essa mesma aprendizagem que deve estar conectada com a realidade do nosso aluno.
Os nossos alunos estão vivendo a era da tecnologia, da globalização, da informação rápida. A internet é uma poderosa ferramenta, pois nos permite pesquisar, adquirir novos conhecimentos, conceitos, nos comunicarmos e até criarmos algo diferente sozinho ou em grupos.
Um dos maiores desafios para os educadores é ajudar a tornar a informação significativa, pois aprendemos melhor, quando percebemos a utilidade do que estamos aprendendo, quando nos relacionamos e nos integramos com todas as tecnologias e temáticas.
As mudanças na educação dependem de educadores maduros intelectualmente e emocionalmente, pessoas abertas ao novo, às tecnologias e que saibam principalmente motivar, incentivar, se comunicar e sensibilizar o aluno ao conhecimento. Mas para ter uma boa comunicação, é necessário também que o aluno esteja disposto a aprender.
Apesar das tecnologias e da facilidade de obter informações, houve nos últimos anos, um aumento das necessidades de qualificação profissional e cultural das pessoas, devido a grande procura por mão de obra qualificada, principalmente no Brasil, onde a nova economia e o título de país emergente estimularam a procura por uma modalidade de ensino que ajudassem a transpor essas necessidades.
A EaD surgiu com a missão de atender a essa grande demanda de qualificação e para diminuir a distância das pessoas com as universidades, sendo uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espaço.
Mas vale deixar claro que a Educação a Distância não é um fast-food onde o aluno se serve de algo pronto e fácil, o objetivo da EAD é auxiliar e promover uma melhor aprendizagem ao aluno, interligando conhecimentos em um contexto real, dinâmico e com trocas de experiências significativas. E isso não necessita estar acontecendo em um mesmo espaço e ao mesmo tempo, pois temos a oportunidade de estarmos todos presentes  em espaços diferentes.
Como MORAN,2010  relata
 “ ensinar com as novas tecnologias somente será uma revolução se transformarmos nossos paradigmas de ensino,ampliar e modificar as formas de ensinar e aprender, caso contrario será somente um verniz de modernidade”.



           
Referência Bibliográfica

MORAN, J.M. Novas tecnologias e mediação.Campinas, SP: Papirus,200

7 comentários:

  1. Concordo com você Camila, a EAD veio para democratizar a educação no Brasil, dando oportunidade para todos os tipos de pessoas e quebrando a barreira da distância. E concerteza para que essa modalidade de certo são necessarios planejamento e uma boa gestão dos envolvidos neste processo. E professores e alunos precisam mudar seu perfil sim, e se abrir as novas formas de ensinar e aprender.

    ResponderExcluir
  2. Creio que a principal demanda social seja a democratização da educação.

    ResponderExcluir
  3. Camila, é preciso atentarmos para uma transformação cultural que vem ocorrendo já a alguns anos. Hoje as crianças e adolescentes possuem uma educação e leitura digitais (ensinadas e transmitidas não pelas escolas, mas no convívio diário com outros sujeitos). E esta nova educação e leitura resultam de um tipo de ccomportamento, dinâmica e aprendizagem diferentes das formas como nossa geração entendia, compreendia, interpretava e assimilava, por isto, é importante que as escolas também se atentem para esta nova forma de aprendizagem e interação dos alunos (ao invés de ignorá-la) e se readapte a esta cultura digital que já está presente em nossa sociedade.
    Ou seja, é muito importante que as escolas saibam compreender este novo cenário e se adaptarem às novas exigências, ao invés de lutarem contra o “avanço tecnológico”, pois entendo que o ensino requer que o aluno, suas características e idissincrasias sejam considerados ao elaborar planos e programas de aulas, e não que apenas o conteúdo seja considerado, ou seja, as formas como este conteúdo será transmitido também são fundamentais para o sucesso de uma aula.
    Noemi Bueno
    http://aprenderemead.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila,
    Concordo com você! A EaD vem em constante crescimento e a tecnologia proporciona cada vez mais recursos que contribuem para este processo de ensino-aprendizado. O que devemos nos atentar é a adaptação, não só dos estudantes, mas, principalmente, daquele que orienta-os a fim de buscarem o conhecimento, resguardando a qualidade do material disponível para consulta.

    ResponderExcluir
  5. Na EAD As novas técnicas,chat, bate papo, correio eletrônico, power point, usadas para auxiliar a aprendizagem, servem como instrumentos de mediação pedagógica. Elas desenvolvem a capacidade de analisar problemas e conflitos, a buscar soluções, preparando os indivíduos para enfrentar situações reais e até mesmo complexas. Cabe então ao professor orientar seus alunos na utilização desses recursos de forma criativa e inteligente.
    O aluno é o centro de todo o processo, pois, é levado a se autodisciplinar, buscar apoio nas aulas, mas, no entanto estudar sozinho, buscar o conhecimento e não simplesmente o receber sem esforço.

    ResponderExcluir
  6. Olá,pessoal acredito muito na EaD,também participo da campanha EaD não é fast food.
    Somos profissionais educadores e mediadores deste processo de democratização e autonomia.
    Acredito na "educação",portanto a distância não nos separa!

    ResponderExcluir
  7. Olá Camila! Você tocou em um ponto que considero bastante importante que é a informação significativa. Nossos alunos estão tendo grandes oportunidades na era digital, com informações rápidas, porém isso não significa necessariamente que estão se utilizando delas da melhor forma. Nós professores podemos trabalhar bastante este ponto na EAD, onde os alunos têm um maior contato com o mundo da internet.

    ResponderExcluir